terça-feira, 10 de agosto de 2010

Vestindo minha identidade: dos anos 60 até os dias atuais...

MODA

ANOS 60

Nos anos 60 a transformação da moda foi radical. Era o fim da moda única, que passou a ter várias propostas e a forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento. A chamada moda "futurista".






ANOS 70



O estilo dos anos 70 são calças enormes boca de sino, tachinhas, bordados e muito brilho. As calças de cintura baixa, com cintos largos. Estampas florais ou psicodélicas. As roupas artesanais também eram muito usadas. Saias longas estampadas, estilo cigana. Bota de camurça e sandálias plataforma.







ANOS 80

Os anos 80 foi uma década onde o exagero e a ostentação foram marcas registradas.Cintura alta e ombros marcados por ombreiras foi a silhueta de toda a década, ao lado de pregas e drapeados para a noite ou dia. Cores vibrantes, tons fortes e fluorescentes. Acessórios, o tamanho era sinônimo de atualidade, então quanto maior melhor.

 
 
 
 
 
 
ANOS 90
 
Os anos 90 receberam grande influencia das décadas anteriores. Evidencia-se o uso de jeans coloridos e blusas segunda-pele, roupas transparentes e acompanhados de cabelos curtos.
 
 
 
ANOS 2000-2010
 
 
Com a entrada do novo século a moda também ganhou uma repaginada, utilizando acessórios das décadas de 80 e 90, mas com uma sutileza do dito moderno e atual. Mistura de cores, gostos, culturas, guarda-roupas feminino e masculino. A moda é se identificar com o que se veste.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O que vestimos sempre serviu de "cartão de entrada" para que as pessoas nos conheçam. Tecidos, enfeites, corte e costura, é assim que vestimos nossa identidade. É assim que afirmamos nosso papel de consumidores, afinal, como Bauman (1999) colocara "os consumidores são primeiro e acima de tudo acumuladores de sensações". E a roupa da moda ou com a qual nos "identificamos" (uma das nossas identidades?) nos faz sentir, nos faz ser social. E cada época e cada um com um estilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário